terça-feira, 23 de março de 2010

Gripe A (H1N1): Portugal cancelou dois milhões de vacinas a GlaxoSmithKline

Gimageripe A H1N1: Portugal cancelou dois milhões de vacinas a GlaxoSmithKline

O Ministério da Saúde anunciou hoje o cancelamento da encomenda de dois milhões de vacinas contra a gripe A (H1N1), de um total de seis milhões que tinham sido reservadas.

A tutela liderada por Ana Jorge anunciou que ordenou o cancelamento de dois milhões de vacina contra o vírus da gripe A (H1N1), afirmou à Lusa fonte oficial. Esta informação que foi também confirmada por Marta Mello Breyner, porta-voz do laboratório GlaxoSmithKline confirmada a RR. 

Dos seis milhões de vacinas encomendadas, já chegaram a Portugal já recebeu 1,6 milhões de doses, tendo já sido administradas cerca de 500 mil.

O Ministério da Saúde negociou com o laboratório que vendeu as vacinas para a gripe A (H1N1) o cancelamento de 2 milhões de doses. A negociação com a GSK (GlaxoSmithKline) envolveu a própria ministra da Saúde, Ana Jorge
Tutela cancela dois milhões de vacinas contra a Gripe A

O Ministério da Saúde ainda foi a tempo de cancelar dois milhões de doses de vacinas contra a Gripe A H1N1 - uma quantidade que corresponde a cerca de 30 por cento da encomenda de seis milhões realizada antes do Verão de 2009.
rtp.pt | 03-02-2010














Depois de definidos os grupos de risco, Portugal encomendou seis milhões de doses de vacinas para a Gripe A, com o objectivo de vacinar 30 por cento da população Portuguesa (cerca de três milhões) seguindo as recomendações da Organização Mundial de saúde (OMS) de duas doses da vacina por pessoa, mas após a alteração da recomendação por parte da OMS e da EMEA a dose sugerida e recomendada passou para uma (1) dose por adulto (as crianças até aos 10 anos de idade continuam a receber duas doses), ficando assim Portugal com um excesso de vacina disponível.

Assim e feitas as contas as seis milhões de doses que o Governo encomendou eram para vacinar os chamados grupos de risco, ou seja, cerca de 30% da população portuguesa. Mas Portugal irá precisar de pouco mais de 2 milhões, isto porque há doentes de risco e profissionais de saúde incluídos nos grupos prioritários que não quiseram ser vacinados. 

Um comentário:

  1. Olá!

    Está disponível no site Clube de Autores a série de livros Maçonaria Revelada. Acho que você vai gostar muito.

    Tem um vídeo no You Tube, inclusive.
    http://www.youtube.com/watch?v=lgW4xwlYv30

    ResponderExcluir