domingo, 13 de novembro de 2011

A VERDADE SOBRE A MARCA FIDO DIDO



Você já ouviu algum cristão dizer que os crentes devem rejeitar o personagem Fido Dido e todas as marcas relacionadas a ele? Eu já, e logo considerei que a declaração de que Fido Dido era o mesmo que "filho do diabo", e que o dono da marca era uma pessoa satanista, seriam mais uma daquelas ondas de lendas urbanas encontrada em uma parte do meio evangélico . Invenção de fanáticos, pessoas compulsivas em procurar mensagens subliminares em tudo. Então, deixei o assunto de lado até hoje, quando a pergunta voltou à baila e fiz uma pesquisa na Internet.

Descobri que o personagem Fido Dido foi criado por Joanna Ferrone e Sue Rose em um guardanapo de papel num bar de Nova York em uma noite de 1985. Elas usaram apenas 15 linhas para criar a face inconfundível daquele rosto numa forma triangular invertida, com pontos no lugar de olhos e do nariz e cabelos arrepiados no topo da cabeça. Deram-lhe personalidade descontraída. A criação visava atingir os consumidores de histórias em quadrinhos, e demorou para cair na graça de todo o mundo. Começou a fazer sucesso apenas nos anos 90.

A filosofia de Fido Dido inspirou o "credo de Fido", um manifesto composto por 37 palavras contendo princípios orientadores, que contém a essência do personagem: Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro.

Em minha pesquisa, ainda constatei que tanto Fido quanto Dido são nomes próprios. Dido tem origem no latim, significa fiel. Já o nome Dido pertenceu a
uma rainha de Cartago, que ficou conhecida por ser muito alegre, brincalhona e guerreira.

Fido é o sobrenome de uma personagem da série Harry Porter. Também existe uma cantora secular britânica que se identifica como Dido, inspirada na rainha de Cartago.

Cartago foi uma cidade poderosa entre os séculos V e III a.C., destruída em 146 a.C., situava-se na costa da Africa do Norte, na península onde hoje está a cidade de Tunis. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Baal significa "senhor", entretanto, o significado de Hammon é incerto, sendo possível sua origem no Amón (ou Ammón – o oculto), símbolo do poder criador e "Pai de todos os ventos", na mitologia egípcia. Em seu nome se faziam sacrifícios humanos, "Moloc", como oferenda religiosa. Durante algum tempo associou-se controvérsia a este respeito: os restos humanos encontrados no tofet de Cartago haviam sido atribuídos a restos procedentes de crianças mortas por causas naturais ou a produtos de abortos humanos, ainda que a abundância de restos, a idade da morte das crianças, assim como a presença de restos animais que se supõe eram sacrificados em substituição de algumas crianças, provavelmente filhos de famílias poderosas, praticamente descarta a primeira idéia.

Fido Dido foi marca licenciada para servir de garoto-propaganda da Pepsico, refrigerante 7UP, mas logo foi substituído. Hoje, se transformou na marca de jeans, grife voltada aos consumidores jovens, feminino e masculino.

Fido Dido demonstra alegria e ao mesmo tempo parece desengonçado, não tem o biotipo de galã, não é bonito, não lembra o herói dos filmes de cinema. Tem cabelos arrepiados, não tem força física, mas ao mesmo tempo seu pulsar é forte, passa alegria de viver e sabe celebrar a liberdade. A garotada se identifica. Vê nele um ideal, um elo à questão existencial em que vive, pois a juventude procura autoafirmação enquanto cresce cheia de anseios, com mudanças no corpo e espinha no rosto.

Talvez seja por este perfil que Fido Dido seja um personagem tão querido. Ele cumpre bem o papel de companheiro do jovem complexado, mostra que há dignidade nas faixas etárias infanto-juvenil e adolescente.

E.A.G.

Fonte: Forum Et Petits Annonces, Absolute Astronomy, Wikipedia (versão inglês), Portal de Curiosidades.

4 comentários:

  1. Dido, inspirada na rainha de Cartago. Nela, adorava-se Baal Hammon, deus fenício, identificado pelos gregos como Cronos e pelos romanos como Saturno. Isso não serve não ? Para mostrar a malignidade atrás dessa marca ? Fido é pró fido; Fido não é contra ninguém; Fido é juventude; Fido não tem idade. Fido vê tudo; Fido não julga nada; Fido é inocente; Fido é poderoso; Fido vem do passado; Fido é futuro. E isso ? Não soa como rebeldia ? Isso não basta de como é a "personalidade" dessa marca.

    ResponderExcluir
  2. tudo é mentira quando se trata da sociedade
    ela com certeza é a maior das conspirações.
    Essas marcas, lendas urbanas, e tudo mais, são nada mais que o anuncio do final de nossa Era. Nós vivemos em função da aceitação na sociedade e da luta pelos valores impostos por ela. Sendo que no fim a única certeza que podemos ter é que o caminho certo para a luz e a resposta estão dentro de cada um, no dominio de sua existencia. o dominio de seus arquetipos.
    Gostaria de trocar mais ideias mande me um e-mail. Entendo que o fim se aproxima, que ja foi dado o primeiro passo para o fim. É por isso que precisamos cada vez mais discutir e agir. Sempre no caminho da luz

    ResponderExcluir
  3. engraçado, concordo com o saulo ramos
    nao conhecia a historia, mas depois dessa
    agora é que nao compro mesmo
    prefiro ser fanatica do que deixar coisas amaldiçoadas entrar em minha casa
    fiquem na paz

    ResponderExcluir
  4. Bruno, A Bíblia nos diz que o mundo jaz no maligno. Agora eu sei que você tem suas crenças, mas A Bíblia tb nos diz que O Único Caminho, para a salvação da Ira de Deus, pois depois da morte vem O Juízo, é JESUS CRISTO. Se há uma luz nesse mundo, se chama JESUS. E a mesma Bíblia nos diz que nós podemos ser imitadores de Cristo, então podemos sim transformar esse mundo como você mesmo disse, mundo das mentiras, porque A Bíblia nos diz que todos nós somos pecadores, carecemos do perdão de Deus e que somente para haver essa restituição precisamos crer na morte, na ressurreição e que a salvação através de Seu Filho, Jesus Cristo, e a partir disso, sermos transformados para tornarmos irrepreensíveis e salvos dA Ira de Deus, não há outra forma. A Bíblia nos diz isso e eu creio nela, pois já vivi e vivo muitas coisas que estão escritas nela. A resposta não está dentro de nós, a resposta está em Jesus e na Sua Palavra(A Bíblia). Meu email é saulomarinhoramos2@hotmail.com Qualquer dúvida que você tiver, eu posso ajudar você. Deus tem um plano para sua vida e Ele ama você (Bruno). Deus é Papai! Ele quer cuidar de você. E não algo distante ou fruto de nossa imaginação! Senhor o abençõe no nome de Jesus. Abraço.

    ResponderExcluir