sábado, 19 de novembro de 2011

Rússia: Líder militar adverte para risco de guerra nuclear

 Declarações polémicas do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas
   O chefe de Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Nikolai Makarov, lançou esta quinta-feira o alerta de que a expansão da NATO para a Europa de Leste pode potenciar conflitos junto às fronteiras do país que, no limite, aumentam o risco de uma guerra nuclear.
   "Em determinadas circunstâncias, conflitos locais e regionais conflitos podem tornar-se guerras em larga escala e com recurso a mísseis atómicos", disse Makarov a agências noticiosas russas.
   Um ataque nuclear de Moscovo poderá ocorrer se houver uma ofensiva que ponha em causa a soberania nacional ou como retaliação a um ataque do mesmo tipo à Rússia ou a um dos seus aliados.
Makarov referiu que os planos de englobar a Ucrânia e a Georgia na NATO são ameaças potenciais à segurança da Rússia e disse que a saída das tropas da Aliança Atlântica do Afeganistão poderá causar conflitos nas repúblicas ex-soviéticas do Cáucaso.
   Outro problema identificado pelo principal líder miliitar de Moscovo é a falta de recrutas para assegurar a manutenção de um milhão de efectivos, devido às alterações demográficas na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário