quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Por que muitas igrejas deixaram de celebrar o Natal?

Por Hermes C. Fernandes

   Tenho lido muitos artigos publicados na internet que são contrários à celebração natalina.
   Argumenta-se que o Natal seria uma festa pagã, travestida de celebração cristã. O dia 25 de dezembro seria o dia do nascimento do deus Sol, Mitra. Com a adesão do imperador romano ao cristianismo, a data foi cristianizada, tornando-se a data oficial de comemoração do natal de Jesus.
   Para alguns, tudo isso não passa de paganismo. Algumas igrejas sequer comemoram a data. Preferem celebrar as festas judaicas, em um claro retorno às raízes hebréias, e à prática da Lei Mosaica.
   Árvore de Natal tornou-se símbolo de idolatria; há quem diga até que sua silhueta lembre a imagem da Senhora Aparecida!
   Ok! Antes de aderir a esse modismo, que tal ponderar um pouco? Tirando Jesus do Natal, o que sobra?
   Como se não bastasse a figura do Papai Noel a usurpar o centro das atenções, os cristãos resolveram
 dessacralizar a data. O Natal deixa de ser a celebração do nascimento de Jesus, e passa a ser... mais uma festa pagã?! O deus Sol agradece. Estamos devolvendo a ele, o que lhe foi tomado.
   Há projetos de lei aqui nos Estados Unidos querendo acabar com o feriado de Natal, por acreditar que sua celebração fira a liberdade de culto, menosprezando outras tradições religiosas.
   Muitos cristãos têm se manifestado aqui em favor da manutenção do feriado natalino. Mas no Brasil, são os próprios cristãos que resolveram tomar a contra-mão, e se manifestarem contrários ao Natal. Em vez de cantatas, silêncio. Em vez de peças teatrais falando do nascimento do Salvador, vazio. Nada de presentes, nem Ceia Natalina, nem árvores, nem casas decoradas...
   Em vez de dizer "Feliz Natal", muitos preferem dizer "Boas festas". Até rádios evangélicas aderiram ao modismo, com receio de perder audiência dos que rejeitam a celebração natalina.
   Há, porém, uma contradição aqui. Os mesmos crentes que se recusam a celebrar o Natal, insistem em celebrar a passagem do Ano Novo.
  Ora, se formos coerentes em nosso raciocínio, devemos adotar o calendário judeu, e deixar pra comemorar o novo ano mais tarde. Devemos adotar o ano lunar, em vez do solar. Nosso calendário solar honra o deus Sol! E o que dizer dos meses do ano? Deveríamos riscar de nossas folhinhas os meses de Julho e Agosto, pois os mesmos foram criados para honrar imperadores romanos que se diziam deuses, Júlio e Augusto.
   Os mesmos crentes que se negam a celebrar o Natal, por achar que é fruto do sincretismo entre o cristianismo e o paganismo, vão para as praias festejar a entrada do Ano Novo, e montam tendas ao “Pai das Luzes”, para tentar evangelizar os espíritas que vão fazer suas oferendas aos Orixás.
   Ora, se Paulo pôde enxergar em um espaço cúltico (altar) oferecido a uma divindade desconhecida, um lugar de adoração ao Deus cristão, por que não poderíamos enxergar em uma data pagã uma oportunidade de adorarmos a Deus, dando-Lhe graças por nos haver enviado Seu Filho Jesus?
   O fato é que por trás dessa sórdida campanha contra o Natal há interesses inconfessáveis. Pense comigo: Celebrar o Natal envolve gastos com presentes, decoração da casa, ceia natalina, etc. Se os crentes o celebrarem, não terão dinheiro para participar daquela poderosa campanha de fim de ano, onde se rascunha o projeto de vida para o ano seguinte. Sem os gastos com o Natal, o décimo-terceiro se torna forte candidato a ser entregue como oferta na igreja.
   Lembro de uma jovem senhora de nossa igreja no Engenho Novo, que depois de anos participando de uma dessas igrejas, finalmente conheceu a graça de Jesus, rompeu com o legalismo, e pela primeira vez em muitos anos, montou em sua casa uma árvore de Natal. Seu filho, pré-adolescente, jamais tinha tido esta alegria.
   E pensar que meu sogro se converteu num culto natalino em que preguei sobre "o Deus que Se fez carne"...
   Que Deus desperte o Seu povo para a realidade, e que voltemos a aproveitar a atmosfera natalina para dar testemunho do grande amor de Deus, que foi capaz de nos enviar o Seu único Filho para nos salvar de nossa mediocridade.
   Desde já, desejo a todos um Feliz Natal e um Surpreendente Ano Novo!

   Em tempo: a árvore de natal foi inventada pelo grande reformador protestante Martinho Lutero. Ele escolheu o prinheiro por ser a única árvore capaz de resistir ao intenso frio do inverno Alemão, sem perder suas folhas. As bolas com que enfeitou a primeira árvore natalina representava, segundo ele, os frutos do Espírito na vida cristã.

16 comentários:

  1. gosto muito desse blog, até fiquei triste em saber que não havera mais potagens, mas nisso eu não concordo, na biblia não esta falando do dia 25 em nenhuma parte, e outra, de acordo com a propria biblia e com pesquisas, provavelmente Jesus nsceu em meados de junho/julho.Queria um prova da biblia que Jesus nasceu em 25 de dezembro.

    ResponderExcluir
  2. cuidado, pois como sabemos satanás usa das mais diversas artimanhas para enganar as pessoas, e uma delas é mesclar o verdadeiro evangelho de cristo com certas doutrinas, a igreja católica é um bom exemplo disso

    ResponderExcluir
  3. PARTE 1 - Meu irmão, Bieh, você ou outras pessoas celebram o dia do seu nascimento (aniversário)? Se a tua resposta for sim, então lhe aconselho que não faça mais isso por causa da consciência, uma vez que tal prática é "pagã". A vela usada no bolo de aniversário têm origens na superstição da realização de um pedido, por isso é "paga". A celebração de ano novo também é "pagã". Nosso calendário é "pagão". Muitos de nossos nomes são "pagãos". Outra coisa ,baseado em sua não aceitação da celebração do natal, você se coloca numa postura radical e deve segui-la imparcialmente. Quero dizer que você não pode fazer uso do nosso calendário, pois ele não foi instituído por Deus mas sim surgiu no paganismo Juliano e Gregoriano. Usar expressões como : tenho 38 anos, ou um novo ano se inicia, ou até mesmo : "trabalho a dez anos" em tal empresa, etc. Todas essas expressões são pagãs, pois todas são baseadas em um calendário pagão. Hoje , para você, não pode ser quarta-feira (07/12/2011) a não ser que você tenha adotado o sistema pagão grego-romano-babilônico das sete manhãs (septimana).
    Respeito sua posição e de todos os demais, mas acredito que uma posição deve ser imparcial e radical em todas as áreas de nossa vida. Se acho que comprar cd's piratas é errado, também não posso, por casa da consciência, baixar cd's pela internet ou apenas algumas mu"musiquinhas "com minha consciência tranqüila , uma vez que isso também é ilegal, você me entende? É sim ou não!
    Eu celebro o natal por vários motivos. Os profetas se alegraram e louvaram a Deus por saber que o messias nasceria. Os anjos e os homens celebraram com uma grande cantata angelical e louvores humanos o nascimento do messias. Eu, e tantos outros, celebram o Natal por causa do cumprimento de tais profecias. Em nenhum momento me vem a mente deuses pagãos(falsos) ou coisas do tipo.
    Minha esposa celebra o aniversário em um dia fictício, uma vez que no sertão onde ela nasceu, levavam anos para se registrar alguém, e por não saberem a data exata, "chutavam um dia". Mas sou grato a Deus por lhe dar mais um ano de vida, isso é o que importa.
    O anuncio do Natal é bíblico! O natal está timbrado nas escrituras! Jesus nasceu! Que lei transgrido por anunciar ou enfatizar tal nascimento? Prego toda a bíblia! Se escolheram um dia para celebrar tal evento, não me importa a sua exatidão, mas sim sua intenção. CONTINUA ABAIXO ->

    ResponderExcluir
  4. PARTE DOIS - Foram os homens que instituíram o casamento da forma que conhecemos, e isso é paganismo, mas para mim, o vestido da noiva, o arroz lançado sobre o casal, as pétalas lançadas pelo caminho, a benção formal, a legalização da união, e tudo o mais que é pagão no casamento, não tem nada de 'satânico', muito pelo contrário, eleva tal ocasião ao patamar pelo qual lhe é devido (Hb 13:4).
    Para encerrar quero dizer que muitos costumes descritos em gênesis, se tornaram leis mosaicas. Muitas das leis dada por Moisés, eram existentes em outras leis e códigos usados por outros povos pagãos. Mas o fato de muitos pontos da lei mosaica, já serem existentes em povos pagãos, não significa que a lei de Moisés não seja divina, ou que parte dela não seja inspirada. O Código de hamurabe, é um exemplo do que está sendo afirmado. Existem muitas semelhanças entre o código de hamurabe e a Torá (lei de Moisés). Uma dessas semelhanças, está na lei do olho por olho, descrita em êxodo 21.24 "olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé,". No código de hamurabe, está descrito o seguinte: "Se um homem arrancar o olho de outro homem, o olho do primeiro deverá ser arrancado [Olho por olho]."Sessão196. "Se um homem quebrar o dente de um seu igual, o dente deste homem também deverá ser quebrado [ Dente por dente];"Sessão 200. Citamos apenas 2 pontos de igualdade entre muitos outros.
    Alguns costumes usados antes da lei, que posteriormente se tornaram lei são: O levirato, a circuncisão, os sacrifícios, as libações, os dízimos, etc.
    Não pense com isso, que Deus ratificou o 'pecado' de atitudes pagãs, não! Foi o contrário, "algumas" das coisas que os homens faziam em prol de seus falsos deuses ou até mesmo, usavam para manter a ordem e o respeito em suas comunidades refletiam atitudes louváveis e respeitáveis se fossem direcionadas ao Deus verdadeiro ou implementadas para legislar os povos dentro da justiça na ótica divina.
    Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Fl 4:8
    Feliz Natal e um triunfante Ano Novo!
    Pr. Alexandre Nascimento

    ResponderExcluir
  5. a Paz do Senhor
    em parte concordo e em parte não
    tudo bem que não temos que ser radicais em tudo
    mas a maioria dos cristãos comemoram o natal com árvore de natal e papai noel e por incrível que pareça eles acham estranho o presépio
    se queremos comemorar o nascimento de Jesus junto com o do deus sol, creio ser uma escolha de cada um(se sente mal ou bem com isso)
    agora o que não concordo é colocarmos o pagão misturado ao santo
    você quer comemorar o nascimento de Jesus em 25 de dezembro? faça, mas faça de forma que lembre Jesus e não o noel
    não deixemos o foco e envolvemos-nos no paganismo
    um abraço a todos e fiquem na Paz

    ResponderExcluir
  6. ok, mas ainda faltaa passagem biblica que fala do dia 25, eai? e alias todos nos inclusive vc, pratica todas essas coisa, por exemplo usar o calendario, festa de aniversario etc natal tbm, ou seja, o natal é mais um pra se juntar aos costumes pagãos

    ResponderExcluir
  7. irmão, desculpe se fui meio grosseiro, respeito seu costume de comemorar o natal, e não estou aki pra julgar ninguem, mas vc concorda comigo que se jesus tivesse nascido em 25 de dezembro, os apóstolos não iriam registar essa data? afinal foi o dia do Nascimento do filho de Deus, Salvador da humanidade, mas não ha nada relatando isso, se há uma passagem sobre isso, gostaria que postasse.
    A paz

    ResponderExcluir
  8. Bieh, para uns o Sol é um deus, para mim é uma estrela magnífica. Para outros a vaca é sagrada, para mim é um animal muito proveitoso e saboroso. Para muitos o natal é papai-noel, árvores, comilança, para mim é um dia inesquecível onde desfruto do grande amor que Deus o Pai manifestou a nós pela encarnação de Seu Filho, por isso não cessarei de pregar e celebrar o nascimento de Jesus pois é exatamente isso que dá sentido a morte e a ressurreição do Salvador.
    O Verbo se fez carne e habitou entre nós...
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  9. eu sei irmão, respeito isso, mas queria saber a passagem da biblia, para tirar essa minha dúvida

    ResponderExcluir
  10. Bieh, sobre a datação do nascimento creio ser impossível saber, uma vez que o povo de Israel não acompanha nosso calendário, muito menos usava o nosso sistema de datação e horários. Só para ter uma idéia nós estamos em 2011 e eles estão celebrando o ano 5571. Por isso não atento para datas específicas mas para o fato em sí, de que Jesus nasceu, morreu, e ressuscitou.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  11. irmão, um assunto que me interessa muito é a respeito do fim dos tempos,, afinal foi por isso que descobri esse blog, não sei se o irmão ja viu em algum blog, sobre a possibilidade do principe william, ser o anticristo, o que o irmão acha?

    ResponderExcluir
  12. Sobre a possibilidade de o principe William ser o anticristo já lí vários artigos , mas não achei algo tão convincente. Pode até ser, mas isso não é tão importante. O que importa é que quando o anticristo se manifestar teremos certeza de que Jesus voltará em poucos anos.

    ResponderExcluir
  13. sim concerteza, apenas 7 anos vai nos separar do grande dia do Senhor e de finalmente ver sua face

    ResponderExcluir
  14. Artigo interessante e fundamentado. Embora eu não goste de "árvores de natal" e seus respectivos apetrechos, não deixo de pensar na graça de Deus em nos resgatar da nossa certa morte da alma, enviando-se na forma de Cristo para pagar com sua vida por nosso estado pecaminoso. Só como parêntesis, não foi Lutero que inventou a árvore natalina. Na verdade, o pinheiro era usado há séculos pelos Vikings no solstício de inverno como a vitória da luz sobre as trevas. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  15. Li o texto e acompanhei os comentários acima e gostaria de dizer que as vezes somos legalistas demais e acabamos em errar feio em outros pontos também importantes...só pra exemplo: Conheço uma igreja(comunidade, seita, grupo de irmãos, denominação) seja o que for. Eles não comemoram o natal, pois utilizam alguns argumentos como:
    1- Na bíblia não fala para comemorarmos o nascimento de Jesus.
    2- Não fala que 25 de Dezembro foi a data que Jesus nasceu(realmente não foi mesmo).
    3- Que essa data é comemorada uma festa pagã ao deus sol.
    4- Ao invés de Natal eles comemoram, porém em outra data a "Festa dos Tabernáculos".
    Parando por aqui, vejo que eles acabam sendo legalistas e comemoram uma festa tipicamente judaica dizendo que eles é quem estão certos - ora quem foi que disse que a Igreja de Cristo tem que seguir os costumes dos judeus? Sendo que o próprio Senhor Jesus nos libertou desses costumes. Só pra entender o raciocínio, há promessas, deveres, costumes e usos feitos somente para os Judeus e outros exclusivamente feitos para a Igreja. O Legalismo nos leva a um estado de hipocrisia absurdo...todos nós sabemos que Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro e que a bíblia não relata com exatidão o dia do seu nascimento, mas o que nos impede de comemorarmos o dia do seu nascimento, sendo que a Palavra não diz assim de forma clara que deve ou não deve?
    O irmão Alexandre nascimento relatou nos seus comentários que " Os profetas se alegraram e louvaram a Deus por saber que o messias nasceria. Os anjos e os homens celebraram com uma grande cantata angelical e louvores humanos o nascimento do messias". Isso nos lembra aquela passagem bíblica onde o anjo anuncia o nascimento do Salvador e um exército celestial dizendo: Glória a Deus nas Alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. Lc 2:14. Se nós comemoramos o nascimento e o aniversário de um ser como filho, sobrinho, neto, porque então não comemorarmos o aniversário do nascimento do nosso Salvador Jesus?
    A data em si no nosso calendário deve ser encarada como insignificante, uma vez que o ocidente não segue o calendário Judaico, porém devemos mostrar aos ímpios o verdadeiro sentido do Natal de Jesus, e não esse natal paganizado, comercial com seu papai noel. Devemos aproveitar esse momento do cristianismo que fica em evidência em todo o mundo, onde as pessoas se mobilizam para ficar com seus entes queridos, com trocas de presentes, fogos, comidas, ceias de natal e etc, para evangelizar.
    Termino dizendo que muitas pessoas se convertem ao Senhor nessa data e na Igreja onde reúno fazemos reunião de evangelismo com apresentações musicais, cantatas, teatro, jograis, declamações e principalmente o mais importante que é a Mensagem da Palavra e graças ao nosso bondoso Deus, almas se convertem ao Senhor Jesus entendendo a importância do Seu nascimento, do verdadeiro "Natal". Ao invés de ficarmos debatendo sobre a data do natal, deveríamos estar orando ao nosso Deus para que muitas almas se convertam a Ele nesse dia, isso sim é o mais importante.
    A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Ap 22:21

    ResponderExcluir