sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Alemanha prepara-se para um eventual golpe

  Os serviços secretos da Alemanha desconfiam que o Irã esteja preparando atentados terroristas contra as bases militares americanas situadas no território da República Federal da Alemanha. O promotor federal geral Harald Range confirmou esta informação. Ao mesmo tempo, o chefe da polícia criminal da Alemanha, Jorg Ziercke, desmentiu a existência de uma ameaça direta.
  As informações sobre os eventuais ataques de agentes iranianos contra estruturas militares americaaos foram publicadas no jornal diário Bild. O promotor geral, Harald Range, não somente confirmou na sua declaração a possibilidade do ataque em caso de início da guerra entre os EUA e o Irã, mas também anunciou que tinha sido instaurada uma causa penal e tomadas medidas preventivas. O jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung informa, alegando a promotoria federal, que esta autarquia já promove um inquérito contra um empresário alemão que mantinha relações suspeitas com representantes da embaixada iraniana em Berlin.
  Nesta situação impõe-se uma questão lógica: o que é que os simples alemães devem pensar? O professor
Hans-Henning Schroder, perito do Instituto Alemão de Política Internacional e de Segurança, comenta esta situação:
  O problema iraniano é de longa data. Certamente, a sociedade alemã não pode deixar de ficar preocupada quando a ameaça de terrorismo vem de um país que possui potencial nuclear. Creio, todavia, que tudo vai se limitar exclusivamente à tomada de medidas de segurança. O governo da RFA sempre foi a favor da solução política do conflito. Esperamos também que a Rússia desempenhe o seu papel neste processo e exerça influência sobre a direção iraniana.
  Ao mesmo tempo, Schroder não vê nenhuma contradição nas declarações dos chefes da promotoria e da polícia criminal. O experto é de opinião de que nas condições atuais, quando o terrorismo se torna uma ameaça real para os alemães, é sumamente importante travar uma discussão pública a este respeito.
  No presente momento, a ameaça de um ataque é grande. Por isso a Alemanha tem dedicado uma grande atenção a esta questão. As pessoas não podem ficar indiferentes, especialmente em vista do inquérito que está sendo promovido agora em relação a uma organização terrorista de direita.
  Fazemos lembrar que desde a época da Guerra Fria nas proximidades de Rammstein, na Alemanha, está situada uma das maiores bases militares americanas, através da qual é efetuada uma grande parte do abastecimento de soldados americanos que prestam o serviço militar no Iraque e no Afeganistão.
  Convém não esquecer que um papel – chave no eminente conflito entre os EUA e o Irã pode ser desempenhado por Israel. E a declaração do ministro da Defesa Ehud Barak de que Israel não pretende “por enquanto” atacar alvos militares no Irã, permite ter esperança em um desfecho pacífico da confrontação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário