domingo, 4 de dezembro de 2011

Exército iraniano derruba avião não-tripulado dos EUA

   O ataque estremece as relações entre Europa e Irã e leva a uma crise diplomática.
   "A resposta militar do Irã à violação do espaço aéreo promovida pela aeronave intrusa americana não se limitará às fronteiras iranianas", afirmou uma fonte militar, sem dar detalhes.

TEERÃ (Reuters) - O exército do Irã derrubou uma aeronave não-tripulada de reconhecimento dos Estados Unidos no leste do país e ameaçou responder à violação do espaço aéreo iraniano, disse uma fonte militar a uma emissora de TV estatal neste domingo.
   "O Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ 170 intruso no leste do Irã", teria dito a fonte à emissora estatal iraniana Al Alam.
   "A aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas."
   A ação acontece em um momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à
embaixada britânica em Teerã por jovens extremistas, na terça-feira, ocorrida após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.
   Em retaliação, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.
   O ataque estremece as relações entre Europa e Irã e leva a uma crise diplomática.
   "A resposta militar do Irã à violação do espaço aéreo promovida pela aeronave intrusa americana não se limitará às fronteiras iranianas", afirmou uma fonte militar, sem dar detalhes.
Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar nas instalações nucleares iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa.
   O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.
Analistas afirmam que Teerã poderá retaliar com ataques relâmpago ao Golfo e o bloqueio do estreito de Hormuz. Cerca de 40 por cento do petróleo comercializado passa pelo canal, local estratégico de transporte marítimo.
   O Irã afirmou em julho que havia derrubado um avião norte-americano não identificado que sobrevoava a cidade sagrada de Qom, próxima à usina nuclear de Fordu.

Um comentário:

  1. O desejo do meu coração é que você a uma benção, publicando o que Deus colocar em seu coração, e o meu objectivo é unir mais o cristão a Jesus Cristo, e juntos levarmos a Palavra, sermos edificados e um vaso nas mãos do Grande Oleiro, vamos estabelecer parceria e construirmos juntos uma fortaleza contra as trevas. Um abraço.

    ResponderExcluir