sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tremor de magnitude 8,8 deixa ao menos 300 mortos no Chile - O fim se aproxima.

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o centro-sul do Chile às 3h26 deste sábado no horário local (mesmo horário em Brasília) deixou pelo menos 122 mortos, segundo o presidente eleito Sebastian Piñera. Este é o maior terremoto no país dos últimos 25 anos.   
Vídeo aqui - BBC 




  • "Quero compartilhar da dor dos familiares das mais de 122 pessoas que perderam a vida neste terremoto... É provável que este número aumente. Temos também muitos feridos", disse Piñera.


    AP
    Carros viram e se amontoam pelas estradas do Chile




       De acordo com o United States Geological Service (USGS, por sua sigla em Inglês), o terremoto teve seu epicentro a 35km de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320km ao sul da capital chilena.
       Em Santiago, o tremor arrancou varandas de edifícios, derrubou pontes, deixou fábricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telefônico.




  • Horas depois do primeiro tremor, a região foi atingida por um segundo abalo, de magnitude 6,2. O Centro de Avisos do Pacífico dos Estados Unidos ampliou o alerta de tsunami a todos os países do litoral do Pacífico.
    Danos



       Imagens da TV local mostraram que um prédio de 15 andares ruiu em Concepción, no sul do Chile, uma das regiões mais afetadas, onde fendas se abriram nas ruas. "Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos a exata dimensão", afirmou a presidente Michelet Bachelet.
    "Eu vi os carros caindo e não sabia o que fazer. Estava sozinho aqui", disse Mario Riveros, segurança de uma fábrica em Santiago, parado junto a uma ponte que desabou. "Me deu vontade de chorar", acrescentou.
       O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar.
       Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 quilômetros ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.
      Em Santiago e outras cidades do país, milhares de pessoas saíram de suas casas e estavam acampadas nas ruas.
    "Me salvei porque me joguei para baixo da mesa, tudo veio para cima, todas as portas do edifício estavam quebradas", disse Elba Carrizo, de 81 anos, que conseguiu sair de seu apartamento antes que o prédio desabasse, no bairro de classe média de Maipu.
    A arquiteta gaúcha Joanna Helm estava no bairro de Provincia, em Santiago e disse que a população está em choque, mas não em pânico.
    Aeroporto



       O aeroporto internacional da capital chilena foi fechado e deve permanecer assim pelas próximas 24h. Os voos, quase todos de longa distância e na maioria procedentes de cidades dos Estados Unidos e Europa, são desviados para aeroportos na Argentina, principalmente para a cidade de Mendoza. No Brasil, as companhias aéreas TAM e Gol informaram que cancelaram os voos com destino a Santiago.
    AP
    Cão é visto em meio a destroços de casas em Santiago

    Embaixada brasileira




       O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o terremoto que atingiu o Chile provocou abalos no prédio da embaixada brasileira. Por meio de sua assessoria de imprensa, o órgão afirmou ao iG que o edifício, localizado no centro histórico da capital Santiago, oferece risco de desabamento e que os funcionários brasileiros foram retirados do local.




  •    Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que manifesta "profunda preocupação com impacto do terremoto que abalou o Chile" e disse que "expressa sua disposição de prestar toda ajuda necessária ao país e ao povo chileno".
    'Interminável'




       Moradores das zonas atingidas pelo terremoto descreveram o tremor como "interminável". Segundo o USGS, os efeitos foram percebidos também no mar de Valparaíso, na costa a oeste de Santiago. Na capital chilena, relatos dão conta de que os prédios tremeram entre 10 e 30 segundos.

  • Um professor da universidade de Santiago, Cristian Bonacic, disse que o terremoto foi forte, mas que a cidade parecia ter resistido bem. Comunicações via internet estavam funcionando, mas, os telefones celulares, não.

  • Um jornalista que falou à TV chilena da cidade de Temuco, 600 km ao sul da capital, afirmou que muitas pessoas haviam deixado suas residências com medo de novos desabamentos.
    Depois do terremoto, tremores de intensidade variável foram registrados em todo o país, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permaneçam em casa.

  • Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que "deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto."
    Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas. Em Cascavel, no Paraná, bombeiros afirmaram terem recebido 50 ligações de pessoas assustadas com o tremor.
  • Fonte - Último Segundo - IG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário