sexta-feira, 15 de abril de 2011

A questão do Nome Yehoshuah

   Segundo o Sr. Rubens do  canal Verdade Oculta e outros defensores do nome sagrado, o objetivo de Jerônimo ao introduzir o nome Jesus na Vulgata era o de agradar aos pagãos e atraí-los à "Igreja de Roma". Para tal, foi composto um nome blasfemo para o Redentor a partir de nomes de divindades gregas e romanas: Para isso juntaram o J (de Júpiter) e ESUS (deus das florestas da Gália antiga, o qual fazia parte de uma trindade divina - ESUS-TEUTATES-TARANIS - deuses aos quais se ofereciam sacrifícios humanos). Para a seita Testemunhas de Yehoshua este tal Esus era um deus romano, considerado o terrível Esus, por ser o deus dos trovões, do raio e da tempestade. Os gregos escreveram o nome IESOUS, que também foi formado por duas divindades pagãs: IO (a amada de Zeus) e Zeus.
Além do mais, para estas pessoas, o nome Jesus quando escrito em hebraico daria "Yesus" o qual teria um significado blasfemo assim:
Je = Ye = Deus e a palavra SUS = cavalo. Assim, o significado do nome Jesus em hebraico seria: "Deus é cavalo" ou simplesmente "Deus Cavalo", referência a uma divindade pagã.  Porém seria isto uma verdade?
Analisemos :

1. O Nome Yehoshuah

Na língua original do Antigo Testamento, o Hebraico, o nome (Yehoshua), ou sua abreviação Yeshua, é a forma masculina do substantivo yeshu'ah, que quer dizer salvação.
"Yehoshuah" (evwhy) é Josué em hebraico , que significa "Yavé é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num "Oséias filho de Num" (Nm 13.8; Dt 32.44). "Oshea" significa "salvação". Moisés mudou seu nome para Yehoshuah ben Num (Nwn Nb evwhy) "Josué filho de Num" (Nm 13.16).
Mas, após o cativeiro babilônico, o nome "Yehoshuah" foi abreviado para a forma "Yeshua"
2. Qual a forma correta - Yehoshuah, Yahoshuah ou Yeshua ?

De antemão queremos deixar claro que a história e a ciência arqueológica (ciência que estuda o passado através de objetos antigos) comprova que o nome do Messias não é "Yaohushuah", "Yehoshua", mas sim, "Yeshua", como veremos.
Yeshua tornou-se a forma mais comum do nome após o exílio babilônico. Já no texto bíblico, por exemplo em Neemias 8.17, o nome de Josué aparece abreviado como Yeshua em vez de Yehôshuah.
Quanto à raiz, Yeshua é de origem aramaica, mas foi absorvida pela língua hebraica. Por conseguinte, na língua hebraica o Nome do Messias é Yeshua ewvy (é interessante que Yeshuá [com h no final] em hebraico significa "salvação". Isto pode ser visto claramente em qualquer exemplar do "Antigo Testamento" em hebraico nas seguintes passagens: Nechemyah (Neemias) 7:7; 10:9, etc.

Provas Arqueológicas:

A forma abreviada Yeshua é abundantemente atestada nos ossuários judaicos do 1º século d.C., encontrado nos arredores de Jerusalém, e em Leontópolis e Tel el-Yehudieh, no Egito.
Também O nome YESHUA aparece num documento do uádi Murrabbat; ele aparece na linha 4. Cf. Inscriptions Reveal, Museu de Israel, Jerusalém, nº 100, 1972, nº 193.
Esse nome aparece abundantemente na literatura judaica desde o 3° século a.C. até à época de Cristo e dos apóstolos. O historiador judeu mais famoso de todos os tempos, Flávio Josefo (35-100 A.D.), e que por sinal viveu na época dos apóstolos, por exemplo, faz referência a pelo menos 19 personagens judeus que em sua época tinham o nome Yeshuah.
No Talmude Babilônico lemos a acusação dos judeus contra Jesus: "Na véspera da Páscoa eles penduraram Yeshu [...] ia ser apedrejado por prática de magia e por enganar Israel e fazê-lo se desviar [...] e eles o penduraram na véspera da Páscoa." (Talmude Babilônico, Sanhedrim 43a)
Tudo isso parece indicar que, nos dias de Jesus, a forma mais usada e popular do nome seria Yeshuah, e que este teria sido o nome de Jesus, em vez da forma mais arcaica Yehoshuah. O texto do Novo Testamento parece indicar isso também, especialmente através do jogo de palavras que aparece nos textos da anunciação e dos cânticos registrados por Lucas, no seu evangelho.
Queremos deixar claro que o anjo falou a Maria em hebraico; o hebraico é uma língua que se caracteriza por "trocadilhos". Já com o próprio nome do Messias, constatamos isto:
"Ve hí iolédet ben vecaráta et shmô YESHUA, ki HU YOSHÍA et amô" - "E ela (Miriam) conceberá um filho e chamará seu nome YESHUA, porque ELE SALVARÁ (yoshía ) o seu povo" (Matityáhu - Mateus 1:21).
Se o anjo Gabriel anunciou a Maria que o nome do Redentor, que estava para nascer seria Yeshuah (Lc 1:31), que quer dizer "Salvação", esse nome então forçosamente vai aparecer repetidas vezes nos cânticos registrados nos primeiros capítulos de Lucas. Assim, por exemplo, quando Zacarias canta em Lucas 1:68-79, nos versos 76-77 ele teria pronunciado o nome de Jesus ao dizer: "Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-Lhe os caminhos, para dar ao Seu povo o conhecimento de Yeshua` ('Salvação'), no redimí-lo dos seus pecados". Simeão, também, ao tomar Jesus nos braços, teria dito: "Agora, Senhor, despedes em paz teu servo, segundo Tua palavra, porque meus olhos já viram o Teu Yeshua` ('Salvação'), o qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do Teu povo de Israel" (Lc 2:29-32).
O uso de uma forma mais abreviada de um nome em vez de sua forma mais longa e antiga é um fenômeno comum na maioria das línguas. Em português, por exemplo, se pode encontrar muito mais pessoas com o nome Manuel, uma forma abreviada, do que com o original mais longo Emanuel. Em inglês, por exemplo, se encontra mais Betty do que Elizabeth.
Vale lembrar que o erudito F. Delitzch, profundo conhecedor da língua hebraica, mantém a forma Jeshua e não Yehôshuah em sua tradução do Novo Testamento.
Na Bíblia aparecem diversos personagens com esse nome. Entretanto, as formas nas quais eles aparecem são variadas, conforme a lista abaixo demonstra:
Yeshua
* chefe de uma tribo de sacerdotes (1Cr 24:11);
* um levita no reinado de Ezequias (2Cr 31:15);
* um sumo sacerdote (Ed 2:2);
* um dos que vieram de Babilônia com Zorobabel (Ed 2:6);
* chefe de uma família levítica (Ed 2:36);
* um levita filho de Azanias (Ne 10:9);
* outro levita, filho de Cadmiel (Ne 12:24);
* o pai de Ezer, um dos que trabalharam no muro (Ne 3:19);
* um lugar onde habitaram alguns dos filhos de Judá depois de voltarem do cativeiro (Ne 11:26).
Yehôshuah
*líder dos hebreus depois de Moisés (autor do livro que leva o seu nome). Seu nome original era Oséias (Nm 13:16);
*um bete-semita, em cujo campo parou o carro com a arca (1Sm 6:14);
*um governador de uma cidade, no reinado de Josias (2Rs 23:8);
*ou Jesua, um sumo sacerdote no governo de Zorobabel (Ed 2:2; 3:2,8; Ag 1:1,12,14).
A conclusão que chegamos é que o nome correto do Messias é a forma mais curta Yeshuah e não Yehoshuah como quer o Movimento do Nome Sagrado.
O nome Iesous
Qual a origem do nome Iesosus?
Não tem cabimento a afirmativa de que o nome Jesus é de origem grega e não hebraica. Esse nome, transliterado para o grego como Iesous, é hebraico e vem de Yeshua" (as aspas representam a letra ayin = h). A forma plena da palavra é Yehoshua", que, como vimos, a partir do Cativeiro, passou a dar lugar, geralmente, à forma abreviada Yeshua". Até o começo do segundo século d.C. Iesous (Yeshua") era um nome muito comum entre os judeus. Na Septuaginta, versão do Antigo Testamento que os judeus fizeram entre os anos 285 e 150 a.C., do hebraico para o grego, o nome Iesous aparece para referir-se tanto a Josué (quatro indivíduos) como aos oito Jesua mencionados em Esdras e Neemias.
O Nome do Messias no Original Hebraico e sua Transliteração

evwhy = Yehôshuah
Foi abreviado para: ewvy = Yeshuah

Y = I
E = E
SH = S
U = OU
AH = US

O som de "sh" da letra hebraica (shin) é sempre transliterado em grego por um sigma s (a nossa letra "s"). Assim, por exemplo, o hebraico (Moshê) é transliterado em grego por (Moysés), de onde vem a forma latina Moisés. O sigma v no final do nome Iesous é uma característica natural de certos nomes masculinos em grego (indicando o caso nominativo, a forma básica do nome; o mesmo ocorre com o nome Moisés mwshv).
Obs: "sh" faz som de "x".
Obs: Os sigmas v e s são equivalentes, porém, o primeiro só é usado no final das palavras, enquanto o último pode ser usado no começo e no meio.
Yehoshua" termina com o som de ah. Observe-se, primeiro, que o final desta palavra não é ah (qamets seguido de he), mas a" (pathach seguido de ayin; as aspas (") representam o ayin) O a que precede o ayin é um pathach furtivo: Yehoshua". (ver Gramática Hebraica, Guilherme Kerr, # 18.7).
Obs: o h em ah não tem som.
Ademais, Jesus não se deriva de Yehoshua", mas da forma abreviada Yeshua", como explicado anteriormente (ver, por exemplo, Ed 2.36).
Prova Histórica de que o Messias era chamado de Iesous no 1º século da era cristã.
Uma fortíssima prova a qual podemos invocar aqui vem da pena do mais famoso historiador judaico - Flávio Josefo.
Josefo foi contemporâneo de Cristo viveu até 98 d.C. É considerado um dos melhores historiadores antigos. Falava o hebraico, o latim e o grego. Como Historiador conhecia muito bem a história e os deuses dos povos pagãos como deixa bem claro em sua obra "História do Hebreus". Suas obras sobre o povo judeu é uma preciosidade histórica da vida helênica no primeiro século. Em seu livro, "Antiguidades Judaicas", ele faz algumas referências a Jesus. Em uma delas, ele escreve:
"Por esse tempo apareceu Jesus, um homem sábio, que praticou boas obras e cujas virtudes eram reconhecidas. Muitos judeus e pessoas de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos o condenou a ser crucificado e morto. Porém, aqueles que se tornaram seus discípulos pregaram sua doutrina. Eles afirmam que Jesus apareceu a eles três dias após a sua crucificação e que está vivo. Talvez ele fosse o Messias previsto pelos maravilhosos prognósticos dos profetas" (Josefo, "Antiguidades Judaicas" XVIII,3,2).
Em outros lugares Josefo também registra a execução de João Batista (XVIII,7 ,2) e o martírio de Tiago, irmão de Jesus que era "chamado Cristo" (XX,9,1).
"...Assim reuniu um conselho de juízes, perante o qual trouxe Tiago, irmão de Jesus, que era chamado Cristo, junto com alguns outros, e, tendo-os acusado de infração à lei, entregou-os para serem apedrejados"
Perceba que Josefo escrevendo sobre o Messias e seus seguidores não o chama de Yehoshuah, mas de Iesous, pois Josefo escreveu em grego. Se o nome Iesous fosse pagão, claro que Josefo iria relatar isto neste trecho! Mas o caso é que ele sabia que o nome Iesous não era pagão e Yeshuah podia ser transliterado para Iesous. Ele definitivamente identificou o líder dos cristãos, o Messias, como Iesous ou em bom português - Jesus.
A questão do nome Jesus
Qual a verdadeira origem do nome Jesus ?

O nome português Jesus vem do latim Jesus.
Jerônimo quando traduziu a Bíblia na versão conhecida como Vulgata usou o original hebraico para traduzir o VT e uma versão chamada de Antiga Latina junto com algumas outras versões em grego para traduzir o NT. A versão Septuaginta (grega) que traduzia o nome hebraico Yeshua como Iesous serviu de base para a tradução da Antiga Latina.
A forma latina "Iesus", que aparece na Vulgata Latina de Jerônimo, não foi inventada ou criada por Jerônimo, como afirmam erroneamente os adeptos do Nome Yehôshuah, mas é simplesmente uma transliteração natural do grego para a escrita latina. Ou seja: do Grego para o Latim
I = I
E = E
S = S
OU = U
S = S
Obs: O ditongo grego ou soa como u, por isso, Iesous, foi abreviado para Iesus. Do Latim para o Português:

I = J
E = E
S = S
U = U
S = S
Como se formou o nome Jesus?

1. O "S" final no nome Jesus

O s final em Jesus se explica pela necessidade de tornar esse nome declinável: como vimos os judeus substituíram o ayin final por um sigma (o "s" grego) do caso nominativo. Nos outros casos a palavra se declina assim: Iesou (genitivo), Iesoi (dativo), Iesoun (acusativo) e Iesou (vocativo). Com isso mataram-se dois coelhos com uma só cajadada: o nome ficou declinável, e o ayin final, que não tem equivalente em grego, foi substituído por um sigma (s).
Fato semelhante se deu com Judas, que reflete a forma grega Ioudas, que em hebraico é Yehudah (Judá). Outros nomes hebraicos que terminam com a gutural he tem em grego, em latim e em português no final o som s: Isaías, Jeremias, Josias, Sofonias et al. Outro exemplo é o vocábulo Mashiach, que termina com a gutural sonora cheth (ch), a qual em grego, em latim e em português deu também lugar ao som s: em Messias.

2. O "S" médio em Jesus

No vocábulo hebraico Yeshua", o grupo sh representa a consoante shin. Por não haver em grego som correspondente a essa consoante fricativa palatal, que soa como xis (por exemplo a palavra eixo), os judeus a substituíram por sigma s, também fricativa mas línguodental, que em grego, mesmo entre vogais, soa como ss. A evolução do termo de uma língua para outra é a seguinte: Yeshua" (hebraico) > Iesous (grego) > Jesus (latim) > Jesus (português).
5. De onde Surgiu a letra "J" no Nome Jesus?
Dizem os adeptos do Movimento do Nome Yehoshuah que o nome correto de nosso Salvador não pode ser "Jesus" por não existir a letra j na língua hebraica.
A única transliteração ( reduzir um sistema de escrita a outro, letra por letra) possível do nome do Messias é Yehoshuah, e não Jesus, que seria uma deturpação greco-romana, pois na língua hebraica não há correspondente para a letra "j". Portanto, o nome do Senhor, para essas pessoas, não poderia em hipótese nenhuma ser transliterado com a letra "j".

A questão da letra "J"
É verdade que o j não existe no hebraico, grego e latim. Como, então, aparece essa letra em nomes bíblicos em quase todas as línguas com as quais estamos familiarizados? Porque todas as Bíblias trazem Jeremias, Jacó, Jersusalém, Judá sendo que não existia o J em hebraico?
O que aconteceu foi o seguinte: os judeus da Dispersão, empenhados em traduzir as escrituras hebraicas para o grego (a Septuaginta), não encontraram nessa língua uma consoante que correspondesse ao yodh do hebraico, e a solução foi recorrer à vogal grega iota, que corresponde ao nosso i. Então escreveram Ieremias, começando com i, e assim por diante, inclusive Iesous. No hebraico a letra y yud representa tanto o som vogal i como a consoante y. O mesmo acontecia com o latim com as letras i e u. O emprego das letras j e v para representar i e u consonânticos ocorreu na época do Renascimento, foi difundido por Pierre de la Ramée, também conhecido como Petrus Ramus. Foi filósofo francês, reformador da lógica aristotélica, aderiu à reforma protestante em 1561. Morto no massacre que se seguiu à noite de são Bartolomeu. Escreveu instituições dialéticas (1543) e Contra Aristóteles (1543).
A expressão "letra Ramista", ficou sendo uma designação comum dada às consoantes j e v, em homenagem a ele, que primeiro as distinguiu das vogais i e u em textos franceses.
(©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.)
Por isso lemos Jerusalém, e não Yerushalayim; Jeremias, e não Yeremiahu; Jonas, e não Yonah; Joaquim, e não Yehoiacin; e assim por diante.
Há tempos, especialistas em hebraico são unânimes em transliterar palavras que começam com a letra hebraica yod (a letra inicial de Yehoshuah), ora com "i" (ou "y"), no caso de substantivos comuns, ora com "j", no caso de nomes próprios. Uma rápida consulta a qualquer léxico, analítico ou gramática de hebraico bíblico confirma esta afirmação.

Fontes :
CACP 

Complementos, Pr. Alexandre Nascimento

14 comentários:

  1. Pastor Alexandre a Paz do Senhor Jesus para o irmão, sua família e igreja!

    Excelente explicação. Dou graças a Deus que não preciso saber todas essas coisas para crer que independente do nome original ou da forma correta de sua pronúncia eu sei que nosso Deus nos ouve. Mas é bem interessante que estas coisas contra as igrejas, contra a palavra de Deus, e contra o próprio Nome do Senhor Jesus estejam acontecendo justamente agora quando, pelos sinais, quase que podemos ouvir o soar das trombetas dos anjos anunciando a volta gloriosa de nosso Salvador.

    Perseveremos mais um pouquinho, pois o grande dia já está quase raiando!

    Seu irmão na fé e na esperança em Jesus Cristo,

    André M. dos Santos

    ResponderExcluir
  2. Excelente esplanação!, para nós que amamos ao Senhor Jesus pouco nos importa como é escrito seu nome ou sua forma original ou pronuncia, porque nós O amamos e O servimos não por vista nem por emoções mas por fé!
    Graça e paz.
    Sônia Luiza

    ResponderExcluir
  3. Olá para todos!meu nome Samuel Camargo
    vcs se gabam do estudo ne? mais e o que vcs tem feito? tem ajudado o seu visinho? é to falando do seu visinho mesmo que mora do lado da sua casa? vc sabe o que ele precisa? vc conhece ele? ou so conhece os irmao da igreja que estao sãos? os doentes nao estao na igreja! posso garantir para vcs. onde estao eles entao?(...) falar mal das revelações que Deus deu para alguém é isso que vcs fazem? legal isso né? mais o que Jesus falou para fazer nao fazem! isso também é muito legal... Diate de Deus nao vai ter dislpinhas nao de (excelente esplanação, (de nossa amamos o senhor jesus!) Ele vai vira e vai falar afasta te de mim porque nao vos conheço, pois em vez de vcs cuidarem de cumprir o que eu mandei vcs ficaram foi discutindo qual irmao da certo e qual nome ta certo. pois é... pensem isso (teologos)

    ResponderExcluir
  4. Se estou incluída no comentário supracitado, o irmão não sabe o q diz. Estamos felizes sim com esta esplanação porque eu mesma fiquei muito apreensiva quanto às ovelhinhas do Senhor (q são crédulas) e estamos nos ultimos dias da igreja aguardando desejosos pela volta do Senhor Jesus, e essa "novidade" agora do Seu nome é perigosa e precisa ser confrontada sim! precisa ser combatida sim! e defendida por todos nós que amamos ao Senhor Jesus e Sua Igreja. E, se isso não é amor, o q será então? Amamos nossos irmãos e os q estão entrando e os q estão nos observando e os indesisos q estão lendo e vendo toda essa loucura colocada em questão sobre O nome de nosso Senhor Jesus Cristo... então o q vem a ser amor para vc??? o q é amar uma alma por Quem Cristo Se entregou à morte para vc? E como vc pode saber o q fazemos em nossas vidas diárias no nosso dia a dia?, quem é vc para nos julgar ou criticar se nem ao menos nos conhece ou conhece nosso sacerdócio e trabalho no Senhor? Queria te perguntar... já enfrentaste um assaltante armado para salvar seu vizinho indefeso da morte? Já viajaste mais de 600km com duas criancinhas no carro e levaste uma bala para salvar almas e vidas qe estavam perecendo na escuridão?, já foste parar numa UTI entre a vida e a morte para salvar um incrédulo E vc entubado com 4 agulhas no pescoço num catéter e presenciou morimbundo essa vida se entregar a Jesus? já enfrentaste mendingos sujos maltrapilhos e loucos e os levou de volta para o convívio de sua familia e viu-os sentados numa Igreja louvando e adorando a Deus? Já hospedaste em sua casa familias em luto por sua criancinha morta queimada? quantas familias hospedaste em sua casa? já cuidaste de gente idosa enferma e limpaste suas fezes e urinas inclusive espalhadas pelo chão de sua casa? Qtas vezes saíste de madrugada no temporal para socorrer familias em confusão e pessoas endemoniadas precisando de libertação e socorro?? já enfrentaste um endemoniado apontando uma arma pra vc querendo te matar, e vc tendo q libertar ele?????? posso te falar sobre meus 35 anos de vida cristã e vc ficará mudo... então CALE A BÔCA e vá vc se converter e parar de julgar o povo de Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Esta (replica) é para (SôNIA)

    Em 1º lugar: "Senhor" = "baal" se você não acredita em mim, pelo menos acredite no que diz os líderes da sua religião. Olha a 1º palavra na 2º letra "B" do dicionário Bíblico. Sendo que foi esse dicionário foi feito pela sociedade biblica do brasil da mesma religião em que você segue!
    "Senhor" é um titulo, e não, um nome próprio.
    "Senhor" do Hebraico refere-se a Baal um ídolo dos cananeus, e também um ídolo Bel adorado pelos Babilônicos, e também era o mesmo ídolo Adonis da fertilidade masculina de onde originou a palavra Adonay que significa MEU SENHOR".
    Seus líderes traduziram do hebraico corretamente.
    "Senhor" do grego: "Kyrios" o mesmo Deus "sol" sendo o Imperador Nero adorado com esse mesmo titulo
    "Senhor" do latin:
    SEN = 6 (SEIS) masculino de SENA
    HOR = REPETIÇÕES, também deriva do ídolo HORIS que era adorado pelos Egipcios.
    Ex: SEN-HOR = de 6 em 6 em 6(...) que referece-se ao número da Besta. (toma!Papuda). Você não quer dar uma de gostosa? então estuda um pouco mais antes de falar merda! não Fica na saia de pastor, estude por conta própria! Eu não sou igual seu pastor, que não te mada estudar, eu sim ti digo: se você não acredita? pesquisa nos livros que o seus pastores estudaram e você verá que é tudo verdade o que eu estou te falando!

    2º lugar: Nome próprio não se traduz!
    "sônia é Sônia no Brasil, EUA, ou em qualquer parte do mundo = logo o nome do Salvador é o mesmo em qualquer parte do mundo!

    "Jesus" é a fusão de dois ídolos pagãos
    A) não existia o "j", ela apareceu em 1515 feita por "Eusebius Sophronius Hieronymus" então o nome dele teria que ser apenas "IESUS" do latin.
    Logo deveria ser falado em português "IESUS" mais não! Vamos mudar mais um pouquinho!
    "ESUS" era um ídolo adorado por gregos e romanos, que tinha o aspecto de um homem sentado em um trono, com um monte de serpentes enroladas no seu braço e segurava cabeça de cordeiro. Ele era chamado "IESUS CRISTINA".
    Em 1611 o tradutor da vulgata católica para a bíblia em português mudou o "I" pelo "J" ficando assim "JESUS", que lindo gente! eu acho que você tá precisando estudar muitoooo mesmooo!
    e não ficar em baixo do que o seu pastozinho falou queridinha!
    O Salvador disse em Man-YAOHU (pra vc leiga "MATEUS")
    cap.15:6-9 ("6 E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra do Altissímo.
    7 Hipócritas! bem profetizou "Yoshi-YAOHU" (Isaias) a vosso respeito, dizendo:
    8 Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim.
    9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de HOMENSSSSSSS").

    Pronto! só faltou o ídolo "DEUS" e o "CRISTO" né?
    Agora vamos fazer um exercicio, pois não sou como seu pastor que te dá tudo mastigado! fazendo de você uma obeza! então procura que eu não vo falar nao!

    Outra coisa quero me retratar com vc se te ofendi, pois realmente não sei se vc ajuda ou não o próximo, então se vc ajuda meus parebéns! se não só lamento! pois os 35aninho que vc citou não valem nada para mim, como o Apostolo a quem vcs chamam de Paulo, que eu nao vo falar nome também se vc quiser procure, chamou os anos que ele viveu no aprisco de cocô! então querida seus trinta sei la cacetada! não é nada!

    Nem vo te falar o signifcado de Igreja como vcs dizem "do original grego que nao é original coisa nenhuma eclesiaaassss". só que o original é hebraico! então o dia em que vc
    fica mais humilde e reconhecer q errou vc vem falar comigo ta!
    Meu nome vc já sabe!

    Um abraço e espero q eu nao tenha ti ofendido, POis o Salvador falava com os fariseus raça de viboras que era bem pior do que eu falei com vc, e isso para tentar fazer com que eles se arrependesse e voltassem para o PAI, espero que isso aconteça com vc.

    Fica com YHWH, GRAÇA E PAZ!

    ResponderExcluir
  6. Você dá uma volta de quilômetros, pra justificar a letra J, e tantas outras coisas mais na realidade, não prova nada. Qualquer professor do ensino médio e fundamental, sabe que um nome próprio não se traduz, eles transliteram para que possa ser pronunciado em outros idiomas. Eu posso provar, que até a sociedade bíblia do Brasil e muitos lideres de igrejas já reconheceram que esse nome "jesus" não é o messias. Inclusive pastores da Assembleia de deus. Tudo isso eu tenho documentado pra qualquer um ver. Já tem até edições da bíblia King James com o nome original do hebraico. Esse nome que você tanto usa "Yehosuha" é mais uma transliteração, não sendo o verdadeiro. Você sempre diz que existe essa seita dos seguidores desse nome. Mais e as 21 mil denominações evangélicas no Brasil são oque???? Uma seita seria algum grupo de pessoas que não fazem parte dos Evangélicos? O Salvador era evangélico então? Qual das denominações seria a do Messias? Se a Assembleia de deus e a batista que originaram tudo que está ai hoje que se diz denominações, se classificam como protestantes. Elas mesmos assumem que seguem o Padre Alemão Lutero. Eu sigo o Messias e não Lutero que morreu sendo padre. Eu acho curioso que os lideres religiosos sempre usam o Pr abreviado na frente dos nomes. Seria isso complexo de superioridade? Os padres também usam Pa na frente dos nomes. Você mesmo disse que as Escrituras vieram dos gregos, mais se o império grego e romano se fundiu em um só, e depois esse mesmo império queimava e matava os seguidores do Messias. Que curioso, os mesmos que escrevem as Escrituras pra ajudar o povo são os mesmos que matavam e perseguem os remanescentes. Essa questão da letra J, eu desafio qualquer um a me provar. Eu tenho fotocópias de biblias em latim do ano de 1600, pra mostrar que esse J é uma farsa. Se voce me provar que o Messias era evangélico, e me provar que ele mandou construir templos e chamar isso de igrejas , eu me retrato e me torno mais um seguidor do Padre alemão.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Rodrigo, sua postura diante de todos no blog, só prova que você possui um coração cheio de magoa e rancor pelas instituições religiosas e seus líderes. De que vale defender um "nome", que para você é sagrado, se suas palavras, ou transcrições, possuem sempre um ar cheio ódio e insubmissão por quem é levantado por Deus para servir aos irmãos. Sua concepção de tais 'títulos' são tão contrárias as escrituras, que você pensa que ser um pastor ou possuir um chamado ministerial é algo que enaltece os homens. Se você tivesse ûm pouco de dicernimento espiritual saberia , ao menos, diferenciar as coisas sem generalização. Um pastor é levantado para servir ao redil e não devorá-lo. Muitos são lobos, mas não todos. Amadureça antes de querer debater com quer que seja. Quando eu tiver um tempinho, essa semana, postarei um estudo especialmente para você. É com essa forma de expressão que você fala do 'seu' messias para o mundo. Baixe a cabeça e se humilhe, se você é um servo do Filho de Deus. Me aguarde!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho raiva e nem ódio das pessoas, eu tenho raiva do sistema religioso, das práticas humanas, das tradições inventadas. Eu creio que o Criador não habita em templos feitos pelos homens, eu creio que os seguidores do Messias, são a igreja, e não quem faz parte das denominações. Se isso está errado, então as Escrituras são uma mentira. Os pastores, que tem essa vocação ou ministério, tem que tirar as ovelhas do aprisco, como diz em João 10:10 e levá-las pros campos verdes que são o Salvador. Como diz em Efesios 4, eles deu uns pra apóstolos, outros pra pastores, outros pra profetas, para que a igreja seja edificada, até que todos tenhamos a mesma unidade na fé e maturidade espiritual. Eu não preciso de uma pastor humano me guiando a vida toda, como ocorre nessas "empresas" com CNPJ. Se as pessoas realmente analizassem as Escrituras e obesrvassem tudo que ela diz, não estaria essa torre de babel moderna. Voce até que é bem educado. Tem dias que esses evangélicos me chamam de fdp, de burro, de idiota, de merda. E essas mesmas pessoas no dia seguinte dizem bom dia e que Jesus te abençoe pros outros. Eu fico pensando oque aprenderam a vida toda nos templos de pedra. Ele não é meu Messias, ele é de todos aqueles que tem fé e acreditam. Eu creio na mesma bíblia que voce lê, eu apenas não creio e não recomendo ninguem para fazer parte desse sistema religioso. Pra anunciar a Salvação basta ter bom animo e amor ao próximo. O Pai não vai deixar faltar o essencial pra quem se dedica ao Criador. Eu pratico realmente oque diz as Escrituras, sem todo esse extra criado pra manter as pessoas condicionadas a obedecer os homens. Voce percebeu que o Salvador criticava apenas o sistema religioso da época, e pregava abertamente pra todo o povo. Mais e hoje quem são esses que fazem parte do sistema religioso? O maior dom de todos é o amor, e o maior dentre vós é aquele que mais serve os outros. É assim que eu vivo, e que tento vencer cada dia. Eu sou chamado de herege porque eu creio nas Escrituras e porque não faço parte das denominações. Como voce diz que não se deve generalizar, se eu sigo o Messias, e ele não deu a ordem de construir nada, e eles continuam construindo cada dia mais e mais templos, ao inves de dar comida aos que tem fome, de amar aqueles que tem problemas e todos os outros. Voce não percebe que essas denominações são uma mentira, o único templo autorizado pelo Criador, já foi destruido faz 2 mil anos, e eles blasfeman contra o Santo Todo Poderoso. Uma coisa tão simples que é amar ao próximo, tranformaram em tantos obstáculos que fazem esses pequeninos praticarem, que fica quase impossível de chegarem ao pleno conhecimento. Até mesmo esse arrebatamento, antes da tribulação que as denominações aguardam, é uma farsa, como Paulo disse no fim da primeira carta aos Corintios, quando a última trombeta tocar, os mortos no Salvador vão ressucitar primeiro. Por que as pessoas não observam as Escrituras? Por que é tão dificil de elas ver ooque eu vejo, e tantos outros que saem desse sistema. Eu não sigo ninguem, eu convivo com outros irmãos, como uma família, sem nenhum vinculo com o sistema, se alguem precisa de algo, eu mesmo posso ajudar o próximo, e não deixar o dizimo Levita, pra empresa acumular cada vez mais. Ten que ajudar quem precisa, e não quem já está milionário. Espalho, deu aos pobres e a sua generosidade, dura pra sempre. Esse trecho final nunca vi algum lider ler.

    ResponderExcluir
  9. Olá, meu amigo (se é que posso te chamar assim), tendo em vista que eu sou visto como um herege e um mal carater. Já na época do tradutor João Ferreira Annes d'Almeida no ano de 1600, o próprio tradutor reconheceu que existia mais de mil erros nas traduções, já naquela época. Está escrito pelo próprio tradutor no inicio, eu já vi uma fotocópia dessa biblia. Eu não quero ficar discutindo com voce, meu caro, eu apenas posso provar que tudo isso que eles fazem e dizem ser a vontade do Criador, na realidade é a continuação do que Constantino criou. Qualquer um pode perceber que esse sistema religioso é nocivo às suas vitimas. Os lideres usando táticas psicológicas pra manter o "gado" condicionado a vida toda debaixo da servidão da Lei Judaica. Não é preciso ficar criando imensos textos, pra justificar o nome Jesus. Por que eu não acredito em nada disso. Eu posso provar que o nome do Messias não é esse. Muitos daqueles que frequentam o seu canal no youtube, já falaram coisas absurdas à meu respeito e das outras pessoas, até mesmo ofensas pessoais. E eu vejo eles lá desejando pra voce que "deus" te abençoe. Quanta hipocrisia. Não adianta eu ficar aqui debatendo, por que voce acredita no sistema, e eu não creio nisso. Eu não tenho raiva nem ódio de ninguém, apenas acho um coisa absurda, isso que chamam de ser evangélico. Eu vou me despedir, dizendo que eu te desejo toda sorte de bençãos. Não como o sistema deseja, que são somente os bens materiais, mais te desejo, saude, sabedoria, entendimento, e principalmente amor ao próximo, que todos devemos ter. Que assim seja feito, em nome do Salvador, o Messias. Louvado seja o Pai Celestial, o Todo Poderoso.

    ResponderExcluir
  10. que o Senhor Jesus Cristo, o Messias que morreu na cruz ou madeiro e ressussitou ao terceiro dia e venceu a morte e o inferno ,está a direita do pai criador do céu e da terra,Deus todo podereoso tenha misericórdia de todos os cegos e ignorantes,quando Cristo Jesus descer das alturas com seus anjos para buscar os escolhidos,igreja e Israel,toda heresia do inferno terá fim...graça e paz a todos

    ResponderExcluir
  11. E sobre o nome de Deus, e esse mesmo nome estar contido no filho?

    ResponderExcluir
  12. Thiago, essa pergunta é simples de respondê-la: A pessoa é maior do que seu próprio nome, pois é ela quem faz valer a sua designação. O nome do Filho de Deus é uma mera designação a Sua pessoa, nada mais. A representatividade do nome de alguém esta atrelada a pessoa. Não há poder no nome de ninguém que não têm poder. Seja Yeshua ou Jesus, tal nome não têm poder se os indivíduos referidos não forem o Filho de Deus. Prova disso é encontrada em At19:13-17 quando exorcistas usavam o nome do messias na língua original e nem por isso foram respeitados pelos demônios. Não existe mágica em pronunciar um nome. A única coisa que conta é a intimidade que você têm com a pessoa nominada. Não existe idiomas sagrados. Afirmar que sim seria tolice e religiosidade farisaica. O que importa para Deus é a sinceridade do coração e não o idioma fluente ou não de cada um. A expressão 'nome do Pai no Filho' é uma atribuição a presença de Deus Pai em Seu Filho Jesus, nada mais. Ou Deus têm algum complexo ou dificuldade idiomática, ou os homens não conhecem o Deus Todo Poderoso e Seu atributo onisciente.

    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  13. יָהוֺשֻה YAHÔSHUAH, A LUZ DO MUNDO, QUE OS HOMENS ESCONDERAM, A MILÊNIOS.
    UM CONVITE PARA ANDAR NA LUZ!
    Falou-lhes, pois, Yahôshuah outra vez dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Vê - (João) cap.8-12ssg. Não ouve condenação por falta de acusadores sem culpa. Como YAHÔSHUAH nunca pecou. (João 8:46),tomou os pecados dela sobre si e a perdoou (Rm 8:1-3).
    Faça-nos uma visita:
    Local De Reuniões: Rua Jose Cavalcante Qd 26 Lt 08 Setor Boa Vista Mineiros-Go
    Fone:Cel. 64-8125-0269 / 64-9984-6927 / 64-3661-7509
    Direção do Aro’eh: Adalberto, Ev. Fagundes e o Coop. Araújo

    ResponderExcluir