Estado do Alabama é o mais afetado e tem 128 das 193 vítimas fatais registradas até agora

Desde o início da semana, houve registro de mortes em outros Estados como Mississippi, Arkansas, Louisiana, Geórgia e Tennessee.
Na quarta-feira, o presidente Barack Obama aprovou uma ajuda emergencial para o Alabama, incluindo assistência para buscas e resgate. "Embora possamos não saber a extensão dos danos por vários dias, vamos continuar a monitorar estas tempestades graves em todo o país e a ficar prontos para continuar a ajudar a população do Alabama e todos os cidadãos afetados por essas tempestades", afirmou o líder, em comunicado divulgado.
Os governadores do Alabama, do Arkansas e do Tennessee declararam estado de emergência.
No Alabama, a cidade mais afetada pelas tempestades foi Tuscaloosa, onde foram registradas 16 mortes. O mau tempo também deixou cem feridos no município, que tem cerca de 83 mil habitantes.
Segundo afirmou um porta-voz da companhia energética do Alabama ao jornal "The New York Times", as
tempestades que já vinham atingindo a cidade havia vários dias tornaram os danos provocados pelo tornado ainda piores. Segundo ele, cerca de 335 mil residências ficaram sem energia na região, e o número total de cortes de luz pode se igualar aos provocados pelos furacões Ivan ou Katrina."A cidade sofreu danos extensos de um tornado que deixou um rastro de destruição profundo no coração", disse o prefeito, Walter Maddox, em comunicado.
Os moradores de Tuscaloosa ficaram assustados com a força da tempestade. "Estava com minha mulher assistindo o jornal quando um enorme tornado 'caiu' sobre nós", contou o morador Will Nevin. "Fomos correndo para o banheiro. As luzes piscavam e tudo tremia."

Segundo o serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service), a previsão é de uma breve calmaria para quinta e sexta-feira, antes da chegada, no sábado, de uma nova tempestade.
O sul dos Estados Unidos vem sofrendo com as tempestades desde o início do mês. Há duas semanas, 47 pessoas já haviam morrido após a passagem de tempestades pelos Estados de Oklahoma e Carolina do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário