quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS -3

TODAS AS PERGUNTAS DEVEM SER ENVIADAS AO ENDEREÇO : apalexandrenasc@hotmail.com 

PERGUNTA 3:  ( ENVIADA POR ANDERSON)
Por favor me explique Hebreus 9:16-17.
desde ja grato.

RESPOSTA -3
Paz, amado Anderson!

O tema abordado em todo o livro de Hebreus era necessário  aos judeus (hebreus) que foram criados sob a antiga aliança mosaica. Uma vez sendo zelosos da lei de Moisés careciam de  uma explanação profunda de comparações entre  os cerimoniais da lei  com a vida , sacrifício, morte e redenção nos dada pelo filho de Deus. Só aceitariam  a superioridade de Cristo  e sua salvação mediante provas conclusivas  baseadas na revelação do profetas antigos pelo cumprimento das profecias na pessoa de Jesus. No verso 1 do cap. 1 vemos  o escritor afirmar que : Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, (Hb 1:1)  Fica patente que a intenção era  confirmar a autoridade profética de Cristo em comparação aos profetas do passado. No cap. 1 vemos a exaltação do Filho de Deus  sobre tudo e todos. Como Criador do universo  e detentor da natureza divina , semelhante ao Pai ( Hb1:2-3,8-12)  superior aos anjos( Hb 1:4-6);  O messias deveria ser humano, e o cap. 2 de Hb1 nos mostra isto.  Cristo é colocado no verso 1 do cap. 3 como Sumo –Sacerdote e superior a Moisés em todos os aspectos (Hb 3:1-6. Toda explanação sobre o sacerdócio levítico no livro de hebreus definiu claramente a impotência da primeira aliança, uma vez que ela era somente  uma sombra das coisas eternas. Literalmente, Moisés viu  as coisas eternas referentes ao sacerdócio de Cristo, e copiou, mediante a visão recebida, transformando-as em símbolos  por meio da prática cerimonial( Hb 8:5;9:23,24). Moisés estabeleceu  um culto ao divino por meio de cerimoniais humanos falíveis ( Hb9:1). Obviamente  tal sistema sacerdotal  não poderia ser perfeito  pois era constituído de homens imperfeitos (Hb 5: 1-2; 7:11, 26-28) E, uma vez , sendo a Lei   de  Moisés  mera simbologia ou sombra das coisas celestes, nunca poderia , com suas cerimônias religiosas de purificação com sangue de animais salvar quem quer que seja , leia Hb10 inteiro.
     Em suma , nessa introdução, fica patente que  a primeira aliança estabelecida por meios de  cerimoniais imperfeitos necessitaria ser substituída por uma aliança perfeita capaz de justificar  e salvar o homem diante de Deus. Entendemos assim que,  foi necessário a primeira aliança pois, por meio dela, o homem  seria conduzido a Cristo. Paulo disse: Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. (Rm 10:4) Paulo afirmou que o “fim da lei” ou o “objetivo da lei” ela conduzir o homem a Cristo. Veja: De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. (Gl 3:24). Já aqui Paulo diz que a Lei serviu de ‘aio’ (termo referente a homens encarregados de instruir as crianças de pessoas  ilustres ou ricas ), em outras palavras , ele declara que a lei nos ensinou sobre nossos pecados e culpas conduzindo-nos  a Cristo. Ora, isto é facialmente compreendido, uma vez que a Lei trouxe a consciência de nossos pecados( Rm 7:7-8),  e, uma vez cientes de que estamos condenados, buscaremos nos safar da condenação por meio de um Salvador, não é verdade? Por isso a lei é boa( Rm 7:12).

Agora sim posso falar sobre Hb9: 16-17  onde diz:  Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
        O contexto deste capítulo esta falando da força  das alianças. Para que alguém receba a herança  é necessário que aja a  morte do testador. Naqueles tempos era comum fazer pactos de sangue. Assim, o escritor de Hebreus, sabiamente, fez comparação da morte dos animais que tinham seus sangues derramados nos cerimoniais levíticos, para que  a benção de Deus os alcançasse. Por isso o verso seguinte aos analisados aqui diz: Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; (Hb 9:18, por favor, leia os versos seguintes também). Ora , dizendo , o primeiro não foi consagrado sem sangue,  o escritor fazia referência que na nova aliança, por meio de Cristo, receberemos o perdão pleno, pois Seu sangue também foi derramado por nós.

    Em suma, o texto  analisado  em todo o contexto do livro aos Hebreus, é uma forte referência ao conteúdo geral do livro que , tenta, pela explanação dos cerimoniais da antiga aliança, trazer a mente dos hebreus que Cristo, era de fato o Messias esperado que, definitivamente, e superiormente, cumprira ou satisfizera a justiça exigida para a culpa dos homens. Mostrando o sistema da primeira aliança que continha símbolos ou sombras das coisas perfeitas que Cristo cumpriu uma a uma, o escritor  conduziu  os leitores da época a crerem que Jesus e seu sacrifício, fora  a imagem perfeita daquilo que Moisés havia visto no passado. Desta forma, muitos homens que  se apoiavam na primeira aliança, ficaram convencidos de que a vida de Jesus  era de fato  o cumprimento pleno do intento de Deus por meio da simbologia mosaica.   Jesus, nosso cordeiro,  consagrou o caminho com Seu próprio sangue, rasgando o véu( sua carne) nos dando livre acesso ao Pai. Maravilhoso o plano de Deus, você não acha? Leia os textos a baixo e veja como fazem sentido dentro do que  analisamos:
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. (Hb 10:19-23)

 SOLI DEO GLORIA!

Pr. Alexandre Nascimento