segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Israel “vai atacar o Irã neste ano” se o Ocidente não enfraquecer Teerã com sanções.

      Israel vai atacar instalações nucleares do Irã antes do fim do ano, caso o Ocidente não lance uma tentativa de destruir o regime com sanções pesadas, um ex-alto funcionário de defesa alegou.
     Ephraim Sneh, o ministro da Defesa de Israel que é deputado até 2007, disse que um Irã com armas nucleares era uma ameaça inaceitável para Israel.
     Nenhum governo israelense poderia colocar a sua fé nos esforços do presidente Barack Obama para levar Teerã à mesa de negociações sobre seu programa nuclear, disse ele.
     “O governo de Israel é a única entidade que é responsável pela existência do povo judeu”, disse ele. “O Irã foi explícito em sua hostilidade a Israel no tempo e novamente. Iriam usar essas armas.
      “Acreditamos que o Irã tem a capacidade e a capacidade de entrega de armas nucleares. Eles podem continuar a produção. Temos dois meses para atuar - antes do final de 2009.”
      Irã e o os grandes poderes do mundo estão para iniciar conversações sobre o impasse sobre seu programa nuclear, que está em violação das resoluções das Nações Unidas, em 01 de outubro. Proposta de Obama de conversar com o Irã, sem pré-condições fez que Israel ficasse nervoso, pois Teerã irá utilizar esse relaxamento como uma tampa para completar a sua unidade para uma bomba atômica.
      “Se o Irã ganhou a bomba que provocaria uma corrida armamentista regional com a Arábia Saudita e o Egito rapidamente obterá armas”, disse ele. “Nós estaríamos vivendo ao lado de três Pakistans”.
      Sneh acredita que o regime do Irã tem sido enfraquecido pelo levante pró-democracia no rescaldo da eleição presidencial. Poderia ser trazido a seus joelhos por sanções reduzindo as importações de gasolina, a venda de peças de reposição para a produção de energia, o congelamento de seus bancos fora do sistema monetário mundial e proibição de investimento além-fronteiras.
      Mas a sociedade israelense iria mudar definitivamente se o governo clérigo adquirida levasse a bomba. “Não estamos à procura de aventuras, mas não podemos correr o risco”, disse Sneh.
fonte: Telegraph Clique aqui!

Um comentário:

  1. O que Israel está esperando ? O que faria você se um maluco qualquer afirmasse que deseja "varrer" seu país da face da terra ? Israel e sua fantástica força aérea tem mesmo é que baixar o "páu" nas instalações atômicas do Irã. Dispondo do poder de fogo como o de Israel você ficaria deitado numa rede enquanto os seus inimigos declarados se preparam por debaixo das montanhas ???

    ResponderExcluir